O hábito saudável de se alimentar Tenha uma boa alimentação e garanta uma vida saudável. Quando se tem bons hábitos de alimentação, previne-se contra os riscos de doenças causadas por prolongadas ingestões de determinados produtos, além de levar à eficácia de uma vida saudável. Doenças como o câncer, enfermidades cardíacas, obesidade e muitas outras doenças crônicas, são doenças típicas que acontecem com muita frequência no Brasil, devido à má alimentação.
quarta-feira, 29 de maio de 2013
segunda-feira, 27 de maio de 2013
TENHA UMA ÓTIMA SAÚDE COMEÇANDO PELA BOCA
Ao se tratar do assunto, podemos dizer que devemos ter certos cuidados com nossa alimentação bem como a higiene, tanto dos alimentos que ingerimos, quanto do nosso próprio corpo. Para que possamos nos prevenir de certas doenças, devemos ter bons hábitos de higiene e entender sua importância para nossa saúde.
Dentre os hábitos de higiene que devemos ter com os alimentos, podemos citar:
- Lavar as mãos;
- Manter limpos os utensílios usados para preparar os alimentos;
- Lavar bem todos os alimentos antes do preparo, principalmente se forem consumidos crus;
- Lavar bem as frutas em água corrente;
- Comer em lugares limpos e higiênicos;
- Comer somente carne bem passada;
- Beber somente água filtrada ou fervida.
Dentre os hábitos que devemos ter com o nosso corpo, podemos citar:
- Lavar bem as mãos, principalmente antes de comer;
- Tomar banho todos os dias;
- Manter as unhas cortadas e limpas;
- Escovar os dentes após cada refeição;
- Evitar andar descalço;
- Procurar sempre um médico ou posto de saúde; etc.
De acoso com Souza (2007, p.89) “Os bons hábitos alimentares e a higiene caminham juntos. Um povo saudável é também um povo limpo”.
3. ALIMENTOS SAUDÁVEIS
Alguns estudos comprovam que existem alimentos capazes de previnir doenças como o câncer de próstata, mama e ovário, desnutrição, obesidade entre outros.
O programa Globo Repórter da Rede Globo de televisão fez uma pesquisa sobre nutrição com a ajuda de 2 centros de pesquisas de universidades do país. Os alimentos mais votados foram: feijão; arroz; leite; laranja; peixe; couve; carne vermelha; banana; milho; tomate; pão e mandioca. Através dessa pesquisa podemos observar que são alimentos “simples” e de baixo custo, é muito importante que todos nós tenhamos uma alimentação equlibrada, assim evitamos doenças como a desnutrição e a obesidade.
A desnutrição está principalmente entre a população de baixa renda, mas não é só a falta de alimento que causa a desnutrição. De acordo com Gurmini e Baglioli (2005 p.23) “Um dos fatores perpetuados da desnutrição, fora a fome absoluta, é a falta de vínculo mãe-filho. Muitas vezes a mãe passa a ter poucas condições de oferecer amor, atenção e dedicação ao seu filho, fatores que são importantes para o crescimento e desenvolvimento adequado da criança”.
Devemos nos alimentar para manter nosso corpo forte e saudável e não para resolver problemas psicológicos e emocionais.
4. A INGESTÃO DE ÁGUA É FUNDAMENTAL
É importante lembrar também que todos os alimentos que ingerimos posui um certa quantidade de água, mas que não é suficiente para manter o nosso corpo hidratado, por isso devemos ingerir pelo menos 2,0 litros de água por dia, mas antes devemos verificar se a água que bebemos está fervida ou filtrada caso contrário deve-se ferve-la ou filtra-la antes de ingerir, assim é possível evitar as doenças causadas pela água contaminada. Algumas dessas doenças são: Amebíase ou disenteria amebiana causada pelo protozoário Entamoeba Histolytica; Ascaridíase ou lombriga causada pelo Neumatóide Ascaris Lumbricóides ; Cólera causada pela bactéria Vibrio Cholerae; Dienteria bacilar causada pela bactériaShigellasp; Esquistossomose causada pelo Asquelminto Schitossoma Manzoni; Febre Paratifóide causada pela bactéria Salmonella Paratyphi.
Para evitar essas doenças é preciso tomar cuidado com a água que estaos ingerindo, ela deve ser incolor, não apresentar mal cheiro e nem gosto.
5. CONCLUSÃO
Para gozarmos de uma vida saudável devemos tomar alguns cuidados, como, maner a higiene tanto do corpo, quanto dos alimentos e nos ambientes em que vivemos, ter uma alimentação equlibrada, com todos os nutrientes e vitaminas que nosso corpo precisa, beber bastante água para mantermos nosso corpo bem hidratado.
Uma boa higiene é o primeiro passo para uma vida saudável, para uma melhor qualidade de vida é preciso ter uma alimentação equlibrada evitando assim, doenças como a obesidade e a desnutrição.
Pode-se dizer que a água é um líquido precioso, ela é responsável por inúmeras funções dentro do nosso organismo , mas devemos ter alguns cuidados com a água que ingerimos, pois se ela estiver contaminadapodemos adqurir doenças graves, para evitar que isso aconteça, é importante ferver ou filtrar a água antes de ingeri-la.
6. REFERÊNCIAS
SOUZA, Ivonete dos Santos. Higiene dos Alimentos. Caderno de estudos de Nutrição, Higiene e Saúde. Indaial. 2007.
GLOBOREPÓRTER. Os 12 alimentos mais saudáveis .Disponível em: http://www.apetit.com.br/main.asp?action=desce&seca=saude&id=48. Acesso em 29 ago. 2007
GURMINI, J BAGLIOLI,O. A influência materno-infantil sobre a alimentação. Curitiba. Iesde, 2005.
AMBIENTEBRASIL. Doenças causadas pela falta de saneamento. disponível em: http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=/agua/urbana/doencas.html. Acesso em 29 ago. 2007.
A importância da boa alimentação na prática de atividade física
Para aqueles que praticam alguma atividade física com regularidade, a alimentação é um fator fundamental para alcançar uma boa performance. Por isso, ela deve ser equilibrada e completa para que o corpo realize todas as suas funções adequadamente e garanta um bom resultado.
De acordo com os princípios de uma alimentação saudável, todos os grupos de alimentos devem compor a dieta diária de um esportista. Uma alimentação equilibrada deve fornecer água, carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, fibras e minerais. Vale ressaltar que nenhum alimento específico, ou grupo deles isoladamente, é suficiente para fornecer todos os nutrientes necessários a uma boa nutrição.
As necessidades de energia para praticantes de atividade física são diferentes de um indivíduo para o outro e devem considerar a idade, a estatura, o peso e a atividade física realizada, incluindo o tipo, a frequência e a duração.
Como o requerimento de energia pode ser alto durante o exercício, é recomendado que as refeições sejam bem fracionadas ao longo do dia. A ausência do alimento poderá provocar fraqueza e indisposição prejudicando assim, o desempenho das funções orgânicas.
Uma das maiores fontes de energia na alimentação é representada pelo grupo carboidratos, um nutriente importantíssimo para praticantes de atividade física. Sua falta pode afetar o desempenho, promovendo fadiga e diminuindo a potência muscular durante o esforço. Os pães, massas e cereais como a aveia são boas fontes desse nutriente e não devem faltar na alimentação diária.
As proteínas formam outro grupo de nutrientes fundamental para os esportistas, pois são responsáveis pela reparação e construção dos músculos, ajudando na recuperação pós exercício. Boas fontes desse nutriente são as carnes, leite e seus derivados.
Também não devem ficar de fora as vitaminas e os minerais, presentes principalmente nas frutas, verduras e legumes, e que são essenciais para regularizar as funções do organismo e manter seu bom funcionamento.
Outro fator importante que deve ser considerado na prática de exercícios físicos é a hidratação. Sabe-se que a atividade física proporciona uma maior perda de água e eletrólitos, por isso, fique atento a ingestão adequada de líquidos.
Referências:
MACARDLE, W. D; KATCH, F. I; KATCH, V.L. Fisiologia do exercício. Energia, Nutrição e Desempenho Humano. 4ªed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998.
Gomes, M.R; GUERRA, I.; TIRAPEGUI, J. Carboidratos e atividade física. In: TIRAPEGUI, J. Nutrição , metabolismo e suplementação na atividade física. São Paulo: Atheneu, 2005.
terça-feira, 21 de maio de 2013
Sugestão de cardápio para uma alimentação saudável
Nossa sugestão de cardápio para uma alimentação saudável (continuação)
QUARTA-FEIRA
Almoço- Feijões verdes ou pimentos assados
- Costeletas de borrego sem gordura grelhadas
- Chá Infusão
Jantar
- Salada de atum natural sem azeite com tomate e endívias
- Chá Infusão
QUINTA-FEIRA
Almoço- Legumes cozidos ou salada mista
- Frango cozido assado sem pele
- Chá Infusão
Jantar
- Abóbora ou feijão verde cozidos
- Dois ovos mexidos, queijo branco com 0 por cento de matéria gorda
SEXTA-FEIRA
Almoço- Salada mista controlando o azeite a uma colher e sal
- Peixe cozido ou grelhado azul ou branco
- Infusão sem açúcar com adoçante
Jantar
- Espinafres cozidos
- Sortido de queijos sem gordura
- Infusão
SÁBADO
Almoço- Salsa mista com uma colher de azeite
- Frango ou peru assado sem pele
- Infusão sem açúcar com adoçante
Jantar
-Grão com espinafres
- Salada de fruta sem açúcar
DOMINGO
Almoço- Salada de tomate ou couve-flor cozida a vapor
- Frango ou peru assado sem pele
Jantar
- Salada mista
- Bife de vaca sem gordura visível (partes de cor branca e amarelada)
- Infusão
segunda-feira, 20 de maio de 2013
Cardápio para uma dieta saudável
A seguir,
nossa sugestão de cardápio para uma dieta saudável:
Assim, a meio da manhã e da tarde, recomendamos uma das seguintes opções:
- 1 infusão ou café com um pouco de açúcar (20 kcal)
- 100g de pepinos em conserva (17 kcal)
- 1 tomate (17 kcal) ou sumo de tomate (40 kcal)
- 1 punhado de cereais (flocos de milho, aveia – 18 e 20 kcal)
- 1 queijo magro (menos de 25 kcal)
- 1 beterraba cozida (36 kcal)
- 1 maçã media (52 kcal)
- 1 cenoura (50 kcal)
- 1 refresco light enriquecido com minerais ou glicose (75 kcal)
Um pequeno truque para acabar com vontade de comer é fazer uns minutos de ginástica (subir e descer escadas), sair para a rua e andar depressa, automaticamente, a ansiedade desaparecerá. Depois, respire profundamente e beba um copo de água.
SEGUNDA-FEIRA
- Salada de tomate com pouco sal e pouco azeite
- Frango sem pele, vaca ou peru tudo cozido ou na grelha
Café ou chá
Jantar
- Salada mista (alface, tomate, aipo e cenoura)
- Peixe cozido ou na grelha
TERÇA-FEIRA
Almoço- Legumes mistos cozidos ou crus (salada de tomate, couves de Bruxelas, couve-flor, acelgas, espinafres)
- Hambúrguer caseiro na grelha
- Café ou chá
Jantar
- Salada de fruta mista sem açúcar
Assinar:
Postagens
(
Atom
)